25/06/2012

Aspásia: opcão de qualidade

 Lançamos ontem Aspásia Camargo para a prefeitura do Rio. Ela já foi secretária de cultura do estado, presidente do IPEA, secretária-executiva do ministério do meio ambiente, assessora do presidente da república, vereadora em dois mandatos e agora deputada estadual. Foi autora da lei que de mudanças climáticas do Rio de Janeiro e preside a comissão de saneamento da ALERJ. Posso afirmar sem nenhuma dúvida que está preparada para o desafio e para uma campanha na linha que defendemos: de alto nível, sem ataques pessoais, propositiva e programática.

 Considero Eduardo Paes um bom prefeito e lhe sou grato por ter tirado do papel projetos que desenvolvi como a revitalização da área portuária e o parque de Madureira. É trabalhador e dedicado. Mas isso não é suficiente para que possa apoia-lo em se tratando de uma eleição em dois turnos e, sobretudo, levando em conta o fator político: considero o PMDB pernicioso na política brasileira. É verdade que a política local não é uma miniatura da nacional mas numa eleição em dois turnos os verdes têm que apresentar idéias e opções que vão além daquilo que a atrasada política tradicional brasileira tem de oferecer de mais avançado. Aspásia consegue ir além.

 Graças aos verdes o Rio tem o maior sistema cicloviário do Brasil, um programa exemplar de reflorestamento comunitário, parques notáveis que consagraram a resolução de antigos conflitos como o Bosque da Freguesia, o Parque Dois Irmãos e o da Prainha. Graças a nós tem o novo Circo Voador. Foi graças a nossa visão para o futuro que o prefeito pôde tirar do papel programas como o da revitalização da área portuária ou do início da redenção urbanística de Madureira. Nosso protagonismo, nessa eleição incarnado por Aspásia, é colocar as grande propostas para o futuro do Rio.  É precisamos de novas propostas e idéias com o advento da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Elas são sempre um grande desafio que algumas cidades, como Barcelona e Sydney, aproveitaram bem e outras, como Atenas, mal. 

 Portanto Aspásia encarna nessa eleição a força inovadora das idéias verdes. Apesar de minha condição dissidente dentro do PV em função  do tratamento ignóbil dado a Marina Silva e das perseguições que venho sofrendo, vou me empenhar a fundo nessa campanha verde de verdade. Aspásia foi a todo momento solidária com Marina, que corajosamente citou três vezes no seu discurso, ontem. 


A pegadinha da teleobjetiva...

 Meu último comentário é sobre o jornalismo de "pegadinha". O Globo on line pretende que cochilei durante o discurso de Aspásia e fez um grande alarde como se isso fosse o destaque do evento. Poderia até ter acontecido pois nesses dias da Rio + 20 dormi pouco e mal e no domingo acordei as 5,30h para correr no Aterro. Mas não aconteceu. Foi pior: percebi o fotógrafo à minha direita, emboscado com uma teleobjetiva, muito perto. Percebi que ali vinha sacanagem pois essa é uma maneira de produzir fotos estranhas, disformes, como a que publicaram em que apareci de olhos semicerrados --a gente pisca várias vezes por minuto-- e desproporcionalmente grande em relação a Aspásia que parece minúscula.  Já tinham feito uma coisa desse estilo --pior até-- com o Marcelo Freixo que publicaram em primeira página como se aninhado no colo do Wagner Moura, o capitão Nascimento.

 Será que só o prefeito merece uma cobertura jornalística sem "pegadinhas"?  Reproduzo a foto em questão feita para perceberem o truque e também quatro das que tirei da mesa durante esse mesmo discurso da Aspásia, certamente num ato de sonambulismo...


     Foto do Globo on line. Reparem na desproporção provocada pela teleobjetiva a curta distância e nos olhos apenas semicerrados. É pr0ibido piscar!





        Minhas fotos tiradas dali mesmo.  Sonambulismo???


A cobertura do RJ TV foi mais séria. Confira no link:     http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-rio/v/pv-anuncia-aspasia-camargo-para-disputa-da-prefeitura-do-rio/2009929/

Nenhum comentário:

Postar um comentário