07/08/2011

Panorama Cicloviário 3: Frankfurt:


Passei apenas um dia em Frankfurt e não pude ter uma visão abrangente do sistema cicloviário numa cidade onde a mobilidade é gerida pelos verdes. A primeira vista não me pareceu um sistema do mesmo nível de Amsterdã, Copenhagen ou Hamburgo mas me impressionou muitíssimo um outro aspecto não menos importante que é o grau de assimilação da bicicleta na cultura urbana da cidade o que sinaliza uma conivência mais harmônica entre ciclistas, automobilistas e pedestres e uma integração eficiente entre os vários modais de mobilidade urbana.
Criar esse tipo de cultura é tão ou mais importante do que ganhos de infra-estrutura. Em Frankfurt vi apenas ciclofaixas e bicicletários, além dos famosos ciclotaxis. Há, como no Japão, uma tendência ao compartilhamento dos espaços, o que exige uma disciplina espacial que os japoneses têm, os alemães também. Mas nós...
Um dato interessante nessa região central, não residencial, que foquei minha atenção foi o grau de apropriação do espaço urbano pelo cidadão, inclusive as crianças brincando e inclusive tomando banho no chafariz. Há um clima de convivência harmônica, segurança e cidadania plena no ar.
Vale a pena ver o vídeo e as fotos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário